Logo Cohenismo

Os melhores e piores uniformes da Copa do Mundo de futebol feminino 2023

No final do ano passado, uma época em que ainda acreditávamos na mística do uniforme fiasquento que traria o hexa e que o país ainda não estava apaixonado por Richarlison, fiz uma lista dos melhores e piores uniformes da Copa do Mundo masculina de futebol, no Catar.

Então, nada mais justo do que realizar a mesma lista para a versão feminina da Copa, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia e que começa dia 20 de julho e terá a sua grande final em 20 de agosto.

Consequentemente não teremos a presença da tapioca homofóbica, com seu olhar reprovador que tudo vê e sim um penguin (uma penguina?) chamada Tazuna, que muito por conta do país sede terá outros problemas, mas não desse tipo de preconceito.

Os melhores e piores uniformes da copa 2023

Em termos de regulamento, a copa feminina funciona da mesma forma que a versão masculina (pelo menos como ela foi até a última edição): 32 times divididos em 8 grupos com as duas melhores campanhas se classificando para a próxima fase.

E assim como na copa masculina é muito fácil saber para quem torcer, a única diferença é que os Estados Unidos vão direto para o último lugar na fila de times que merecem nossa simparia, já que, diferentemente da masculina, a seleção norte-americana é a atual bi-campeã. Ou seja, todo secar é pouco.

Mas chega de delongas, vamos conhecer os mais belos e malditos uniformes da copa do mundo feminina de futebol 2023:

As melhores

Nova Zelândia

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Nova Zelândia

As anfitriãs não estão para brincadeira, as duas seleções da Copa vem bem vestidas. No caso da Nova Zelândia os dois uniformes são bonitos, praticamente trajes de gala. O uniforme preto vem com uma tendência dos uniformes para essa copa, que são as estampas (que se na maioria dos casos ou atrapalha ou não agrega nada), na seleção neozelandesa ficaram muito bem.

Porém é o uniforme branco reserva o grande trunfo oceânico. Simples, ele conta com um ótimo tom azul-esverdeado nos detalhes que reforçam a ideia de que as vezes menos é mais.

Austrália

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Australia

A outra seleção da casa, a Austrália, também vem bem vestida. Porém se o uniforme titular amarelo vem com uma estampa que parece uma lata de tintas Killing remexida, o uniforme reserva azul é de outro mundo. 

Belissimo, com detalhes de azul escuro e dourado, só tem o único defeito que são os triângulos perto da gola que lembra o uniforme do Brasil do penta (essa tendência vai ser verificada em outros uniformes da Nike muito menos inspirados).

Espanha

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Espanha

O uniforme titular da seleção espanhola é bem comum. Eu particularmente não sou muito fã do vermelho com o azul escuro, acho que poderia ter mais amarelo. Mas o uniforme reserva branco coloca a seleção ibérica na lista.

Outro uniforme que aposta bem nas estampas, ele traz uma espécie de padrão de folhas em um degradê de rosa para roxo muito bonito. O azul claro dos detalhes também dão um toque especial. Traje de gala, de se usar em casamentos e afins.

Jamaica

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Jamaica

Adversárias do Brasil na fase de grupos, é bem provável que a Jamaica não passe da primeira fase. Mas se a seleção caribenha jogar poucas partidas, elas serão realizadas muito bem vestidas. O uniforme titular amarelo, com finas listras verdes e detalhes em preto tem ares de uniforme clássico.

Porém o uniforme reserva consegue ser ainda melhor, com sua cor de chocolate e detalhes em amarelo. O visual é simples, discreto e, novamente, clássico, daqueles usados para se encontrar autoridades de outros países

Brasil

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Brasil

Zebra total, afinal o uniforme da seleção brasileira estava entre os piores da copa do Catar, o que foi que aconteceu? A verdade é que o uniforme canarinho nunca decepciona (ou quase nunca) e é, quiçá, o uniforme mais clássico de todo o esporte mundial.

Mas quem levou o Brasil para essa lista foi o uniforme azul. Saiu o animal print Juma wannabe e entrou as folhas de uma floresta amazônica pronta para ser preservada (finalmente) e dar sorte para a seleção brasileira. Vamos lá meninas mulheres.

As piores

EUA e Portugal

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - EUA e Portugal

Minha crítica aos uniformes brancos das seleções norte-americana e portuguesa é da mesma espécie que faço a jeans rasgados ou tênis que já vem sujos: por que vou usar algo que já está estragado? Ambas contêm esses pingos de tinta (no caso da portuguesa não dá para saber o que é) sujando um uniforme que no máximo seria bleh.

A seleção dos USofA ainda tem o agravante que o uniforme colorido é igualmente feio, um azul bem comum com detalhes do que parecem ser de um laranja, e ainda por cima trazem os padrões de triângulos do penta bem questionáveis.

Inglaterra

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Inglaterra

A seleção inglesa dá sequência aos países de língua anglo-saxônica fazendo feio. O uniforme titular branco é apenas sem graça e repete os erros de outros uniformes da Nike. Nenhuma grande novidade.

Mas é o uniforme reserva o grande vilão, com essa estampa de figuras geométricas (que vão aparecer em outros uniformes) que trazem o pior da moda dos anos 80 e 90 de volta. É a mesma coisa que querer reviver baladas de metaleiro (ou a carreira do Extreme), o mundo não tem mais espaço para esse tipo de mau gosto.

África do Sul

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - África do Sul

Os uniformes da seleção sul-africana são tão confusos que eles resolveram fazer três, na tentativa de que pelo menos um dê certo. E a verdade é que o uniforme verde não é dos piores. Porém os outros dois são casos de polícia.

O uniforme titular amarelo só é muito fiasquento para meu gosto, mas ele por si só não entraria na lista, não fosse essa aberração que é o uniforme branco (?). Ele é listrado, mas não é, ele tem cores começando que não terminam, figuras geométricas sem sentido, um uniforme que já seria feio para os padrões da série B do gauchão, imagine para a copa.

Nigéria

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Nigéria

A seleção da Nigéria é sinônimo de bom gosto e descontração dos uniformes, e geralmente fica na linha tênue entre o clássico e o festivo, sempre com muito bom gosto. Não foi o caso dessa competição. O uniforme titular tem esse verde chocho que não me agrada muito, parece que foi lavado com Qboa.

Mas o uniforme reserva é ainda pior. Novamente trazendo as estampas geométricas do tipo “nostalgia de quem acha que caça fantasmas com mulheres arruinou infâncias” traz a ideia de que as pessoas ainda vão ficar surpreendidas com o videoclipe de Money For Nothing do Dire Straits (spoiler: não vão)

Itália

Os melhores e piores uniformes da copa 2023 - Itália

O uniforme italiano nem é tão feio assim, mas aqui a crítica não é ao que foi, mas ao que poderia ter sido. Assim como outras seleções (Argentina, Brasil, França e etc) a Itália possui um uniforme clássico, como diria os descolados, icônico, mas resolveram mexer no time que estava ganhando.

Novamente a aposta em estampas sem algum motivo: seriam as águas azuis do Meditarreaneo? seriam as ranhuras das obras de arte renascentistas ou das clássicas da roma antiga? Não sei, nem é minha intenção saber, pois Copa não é momento de conhecimento histórico (ao contrário do carnaval) e sim de se vestir bonito, e a seleção italiana resolveu que isso era desnecessário nessa edição.

Para mais análises acertadas sobre moda de alguém que se veste com o primor e o estilo que variam de camisetas de banda para camisetas dos Lakers, acesse o restante do blog, sempre avant-garde.

Para receber as novidades do blog, assine nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos siga nas redes sociais
Compartilhe esse post

Acesse o projeto no padrim e nos ajude a continuar criando conteúdo de qualidade.

Joanna Newsom um novo som vem pintando aí
Música
Cesar Mateus

Joanna Newsom: um novo som vem pintando aí

Um dos motivos para a criação desse blog, fora fazer inimigos e afugentar pessoas, foi criar a possibilidade de falar de assuntos sem a necessidade de justificativa do tipo: ah mais esse tema aí ninguém vai ler, ninguém se importa com essas pessoas e por aí vai.  Um desses temas

Leia mais »
A maior jogadora da WNBA de todos os tempos - capa
WNBA
Cesar Mateus

A maior jogadora da WNBA de todos os tempos

A imprensa esportiva norte-americana, assim como a sua contraparte brasileira, está sempre envolvida em debates que não vão levar lugar nenhum e que possuem um único motivo de existir: criar manchetes que vão gerar engajamento nas redes sociais – os famigerados click baits (ou isca de cliques, em um português

Leia mais »
Ted Lasso e Wrexham
Séries
Cesar Mateus

Ted Lasso x Bem vindos ao Wrexham: quem manda melhor no futebol moleque

Para nós brasileiros que nascemos tendo que escolher um time para torcer e que fomos sempre bombardeados por dezenas de mesas redondas esmiuçando os menores problemas dos menores clubes em emissoras de rádio e televisão,(locais, regionais, nacionais e intergalácticas), esse súbito interesse dos norte-americanos pelo futebol (o correto, que se

Leia mais »
Cat Power ou um pouco de felinidade para alérgicos
Música
Cesar Mateus

Cat Power ou um pouco de felinidade para alérgicos

Em um de meus últimos posts, escrevi sobre versões de músicas de um artista (Leonard Cohen) que muito raramente gravava canções que não eram suas (dê memória, me lembro apenas de uma), e isso me fez pensar no sentido contrário, quais eram aqueles que possuíam mais versões de outros artistas

Leia mais »