Logo Cohenismo

Os uniformes mais feios da Copa do Mundo de 2022 (e os mais bonitos também)

Poucas pessoas fora do universo da moda sabem, mas os uniformes do futebol mundial nada mais são que o equivalente masculinos hetero top aos desfiles de moda para o restante da população. Um Manchester City contra o Barcelona na semifinal da Champions é basicamente uma fashion week para aqueles que curtem uma barba aparada em estabelecimento gourmet que também vende aquela cerveja artesanal.

Dessa forma, as grandes fornecedoras de material esportivo vão testando as mais grotescas combinações de cores com estampas abstratas (e o nome dos patrocinadores) principalmente nas camisas. Isso tudo apenas para saber o quanto elas serão usadas nas ruas, especialmente as brasileiras, onde o pessoal adora desfilar com aquele terceiro uniforme horrendo do Paris Saint-Germain, um time com notórios uniformes feios.

Na copa do mundo, não é diferente. O que nos sobra de consolo é que pelo menos as camisas não são corrompidas com dezenas de patrocinadores. O que não impede que grandes atrocidades sejam feitas tanto em seleções de países pouco relevantes (futebolisticamente) quanto em favoritos.

O próprio Brasil não é exceção, mas aqui fica a boa notícia. Após 1970 o Brasil nunca ganhou com uniforme bonito, ou seja, aumentam as chances do hexa. Muitos vão pensar que a estampa animal print é o motivo de tanta feiura. É, porém não é só isso. A cor do uniforme para a Copa do Mundo de 2022 é horrível, quase um verde limão lavado com kiboa, e a bandeirinha no botão da gola é brega demais, e dessa forma o hexa fica mais perto.

Mas o Brasil não está sozinho nessa, vamos conhecer mais outros uniformes horríveis para essa Copa e outros, que ao contrário, merecem uma classificação de três sílabas: U lá e lá:

Estados Unidos – Reserva

Que os Estados Unidos do USA não entendem nada de futebol, isso a gente já sabe, mas precisa demonstrar isso no uniforme? Seguindo uma tendência do futebol moderno, a camisa número 2 da seleção americana parece ter ficado de molho em um balde com algum produto químico. Também não ajuda toda a breguice dos símbolos nacionais do país. O uniforme titular é no máximo passável.

Argentina – Reserva

Sabedora de ter um dos uniformes mais clássicos dentre as seleções (e que ficam ótimos nos confrontos contra a seleção canarinho), a seleção argentina opta por trazer o horror aos nossos olhos com essa camisa fogosa. A combinação de cores é triste e as labaredas trazem uma sensação de que a equipe de design assistiu mais Velozes e Furiosos do que deveria. Um desastre.

Japão – Titular

Não dá pra entender muito bem o que aconteceu aqui. São representações de origamis ou de uma televisão mal sintonizada nos anos 90? Difícil saber. É tão ruim que poderia ser o uniforme dos USA. A sorte do Japão é que a qualidade do seu futebol é tão boa quanto a do time norte-americano, logo não vamos precisar ver essa desgraça por muito tempo.

Bélgica – Titular

Ao contrário do Japão, a Bélgica tem um time competitivo e isso é preocupante. Inspirado na seleção Argentina, o design da Bélgica traz essas mangas “tá pegando fogo, bicho” que lembram uma lata de energético. Resta saber se eles vão voar longe na competição ou vão voar para casa e preservar nossos olhos dessa atrocidade.

Croácia – Titular e reserva

O uniforme da seleção croata, apesar de recente, já se tornou um clássico. Muito por conta de seu design xadrez ousado. O problema desse ano é que o material para fazer os quadradinhos estava em falta, logo eles tiveram que dividir eles entre os dois uniformes, o que transformou o uniforme principal em um jogo de campo minado. O azul marinho do uniforme reserva é insosso. Por favor, melhorem.

Coréia do Sul – Reserva

O que tá acontecendo aqui? Lembra sobre as estampas horrendas de uniformes alternativos que circulam mundo afora, a Coréia resolveu juntar todos eles e fazer um megazord de terror. E o pior é que o uniforme principal também não ajuda.


Depois de tanta dor e sofrimento, vamos conhecer alguns uniformes de encher os olhos:

Alemanha – Titular

Outro exemplo de que pode se ganhar com uniforme feio (Copa de 90 feio, 2014 não era grande coisa), a Alemanha vem para essa Copa para perder bem vestida. Esse é um exemplo de como se pode ser ousado, porém sem perder o estilo. O uniforme reserva é bem desagradável, fazer o que? Mas existe pouca chance de vermos ele.

Uruguai – Titular e reserva

Primeiramente devo afirmar que não gostei dessas janelas nos uniformes reservas dos modelos criados pela Puma para a Copa. Dito isso, fica aqui um exemplo de como fazer um uniforme clássico, sem grandes invenções (principal) e arriscar um pouco mais naquele uniforme número 2. O detalhe da logomarca da Puma em dourado ficou muito bom. Viu como se faz, Argentina?

Gana – Titular

Outro modelo da Puma, esse uniforme deve encher de orgulho nosso amigo Abdul, uber de Gramado. O colorido da bandeira fica nos detalhes da manga e a estrela negra no peitoral dá um aspecto de nobreza. Simples e bem bacana.

Portugal – Reserva

Sim, o uniforme titular tem um que de latão da Polar, mas ainda é melhor do que parecer uma lata de energético. Mas o destaque fica para o uniforme reserva branco, com as cores da bandeira abaixo do escudo, remetendo aos designs de uniformes clássicos do futebol, como o da Sampdoria, por exemplo.

Marrocos – Titular e reserva

Bem parecida com a de Portugal é a proposta do uniforme de Marrocos, um estilo simples e clássico. O destaque fica para o uniforme reserva da Puma, que ao contrário dos modelos anteriores, não tem aquela janelinha estranha e sim uma estampa em marca d’água que remete a cultura do país.

México – Reserva

Falando em cultura, o uniforme reserva da seleção mexicana é a definição de alegria e ousadia. As estampas com motivos Quetzalcoatl, a serpente mítica do povo maia, são chamativas, porém combinam bem com as cores utilizadas e, mais importante, fazem sentido dentro da cultura do povo. Ou seja, representam bem o aspecto de festa de uma Copa do Mundo sem ter que apelar para neons e uma riscaiada sem propósito.

Gostou desse post? Provavelmente não. Mas para quem gostou, dê uma olhada em outras análises fashionistas esportivas totalmente acertadas aqui. E também tem música, cinema e outros tópicos. Ah e não deixe de comentar e compartilhar.

Para receber as novidades do blog, assine nossa newsletter

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos siga nas redes sociais
Compartilhe esse post

Acesse o projeto no padrim e nos ajude a continuar criando conteúdo de qualidade.

Ranking dos Mascotes da NBA
NBA
Cesar Mateus

O Ranking definitivo dos Mascotes da NBA. Uma análise fria e imparcial

Durante o longo período de existência desse blog alguns leitores fizeram alguns questionamentos instigantes como: Conhecedor dessas reclamações resolvi criar um artigo sobre um tema sério, relevante e controverso. Não, não vou escrever sobre o conflito Israel/Palestina, mas de um tema tão difícil quanto. E mais do que isso, não

Leia mais »
canções para conhecer Jeanne Cherhal
Música francesa
Cesar Mateus

10 canções para conhecer Jeanne Cherhal

Entre 2007 e 2010 estive em minha fase mais francófona e ela estava estritamente ligada ao fato de fazer aulas de francês. Porém algo que sempre me incomodou foi o fato de, ao contrário da língua inglesa, que adentrava minha rotina de diversas formas – filmes, séries, música e por

Leia mais »
The Soul Patrol - a histórica secundária do Oakland Raiders
Raiders
Cesar Mateus

The Soul Patrol – a histórica secundária do Oakland Raiders

A NFL – na maioria das vezes – é uma liga muito chata, tanto que por muitos anos proibiu comemorações extravagantes ou que envolvessem mais de um jogador, deixando um vácuo de diversão, como a possibilidade da criação de momentos históricos como a dança da bundinha e similares. Extremamente focada

Leia mais »
The Dreaming - O pesadelo percussivo de Kate Bush
Música
Cesar Mateus

The Dreaming – O pesadelo percussivo de Kate Bush

Tenho muitas ressalvas a série Bagulhos Sinistros (Stranger Things), a primeira é ela não ser lá grande coisa, a segunda é essa história de ela ter sido gerada pelo algoritmo do Netflix com base nos gostos dos usuários, criada para dar uma série exatamente como o jovem adulto nostálgico de

Leia mais »
Chandler Bing, um herói de nosso tempo
Séries
Cesar Mateus

Chandler Bing, um herói de nosso tempo (ou porque Friends é bom, às vezes)

Em algum momento do começo dos anos 10, comecei a ouvir essa frase com certa frequência: “minha vida daria um sitcom”. Uma frase absurda por si só, mas que se torna ainda mais absurda quando era proferida por frequentadores de inferninhos (quando estavam levemente alcoolizados), estudantes de faculdades sem qualquer

Leia mais »
Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
NBA
Cesar Mateus

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24

A crise, ela também é estética. E, obviamente, a culpa é do capitalismo. Eu explico. Ao contrário dos uniformes do futebol que, mesmo trocando ano a ano, ainda são baseados em um design original, ou seja,  apenas alguns detalhes mudam, os uniformes da NBA possuem uma expectativa de vida. Alguns

Leia mais »