Logo Cohenismo

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24

A crise, ela também é estética. E, obviamente, a culpa é do capitalismo. Eu explico. Ao contrário dos uniformes do futebol que, mesmo trocando ano a ano, ainda são baseados em um design original, ou seja,  apenas alguns detalhes mudam, os uniformes da NBA possuem uma expectativa de vida.

Alguns são clássicos – como Bulls e Celtics – que sofreram mudanças mínimas nas últimas décadas. Outros ainda estão procurando seus melhores designs, e por isso, a cada quatro ou cinco anos, uma nova safra de uniformes surgem para determinado time, alguns ótimos – como os atuais de Atlanta e Sacramento -, outros são horrorosos – como os do Utah Jazz.

Porém a NBA, e o seu fornecedor de material esportivo, a Nike, percebeu que essa renovação sazonal de alguns uniformes não era suficiente, eles precisam faturar mais. E procuraram inspiração no futebol internacional.

Assim como fizeram com a interséries (play-in) e a Copa do Brasil (in season tournament), a NBA se inspirou naqueles, na maioria das vezes, horrorosos terceiros uniformes dos times de futebol e criou a categoria city edition, uniformes inspirados na história do time, da cidade ou outra bobajada qualquer, que se renovam a cada ano e que tem como único objetivo, você acertou, vender mais uniformes.

O resultado variou bastante, de verdadeiras obras primas (a série Miami Vice do Miami Heat e a The Valley do Phoenix Suns) até algumas atrocidades (como no modelo do Golden State Warriors que fez uma homenagem ao cantor Wando), porém o que se percebeu nos últimos anos foi uma queda grande de qualidade.

Mesmo assim, nada nos preparou para o que viria para essa temporada. Não sei o que aconteceu com o time de design da Nike e dos time, a impressão que eles ficaram sem ideias ou fizeram na pressa. É com certeza o ano com o maior número de uniformes horrorosos, sem graça ou que apenas causam um estranhamento.

Assim, esse ranking foi dividido em seis divisões com cinco times cada, tal qual a NBA, que vão desde designs passáveis (alguns bonitos até) a verdadeiros filmes de terror que vão assombrar as quadras dessa temporada. Felizmente eles duram apenas um ano.

Dá para usar sem passar vergonha

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
  1. Minnesota Timberwolves

Não sou um grande fã de degradês em uniformes, mas esse ficou bem bacana. Minnesota é conhecida como a terra dos 1000 lagos (não à toa os Lakers eram originalmente de lá), e o uniforme representa a profundidade de um desses lagos. Ajuda o fato de os uniformes padrão dos Wolves não serem lá grande coisa.

  1. Sacramento Kings

Aqui a apelação foi recompensada, afinal se trata quase de um modelo retrô. Algumas equipes utilizam modelos clássicos de outras temporadas, mas aqui, o uniforme do Cincinnati Royals (antigo nome dos Kings) apenas serviu de inspiração. E serviu muito bem.

  1. Phoenix Suns

A franquia do Arizona é uma das poucas a utilizar bem o preto em seus uniformes, como o atual modelo statement (que substituiu um esquecível uniforme laranja) e o city edition the valley. Mesmo assim, a equipe foi uma das poucas a fugir do preto-carvão que dominou os (horríveis) uniformes desse ano e apostou nas referências mexicanas através das cores e frases. O número em degradê representando o por-do-sol no deserto (também encontrado na versão statement) dá um toque final de bom gosto.

  1. Utah Jazz

O Jazz não era conhecido por uniformes ruins até a temporada passada (era conhecido por outras coisas ruins) quando passou a usar aqueles que estão entre os top 5 piores uniformes da história da liga. Felizmente na city edition eles tiveram alguma sorte. Uma versão modernizada do uniforme dos anos 90, com as montanhas de Utah estilizadas ao fundo, mostram que sim, ainda a esperança fashion para o time de Salt Lake City.

  1. San Antonio Spurs

Ao contrário do Jazz, o time do Texas sempre teve bons uniformes, o preto, prata e branco sempre é uma boa opção para o uniforme de times vencedores. As city editions das temporadas passadas de motivo fiesta também estavam no topo dos lançamentos. A edição deste ano é bem inferior às últimas, porém a concorrência é bem menor também. Ainda existe a influência mexicana, porém mais suave e clean, o suficiente para não passar vergonha.

Quase lá

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
  1. Dallas Mavericks

Semelhante ao outro time do Texas, esse lançamento é menos inspirado do que seus últimos modelos, mas perto da concorrência, parecem obras de arte. As cores são mais insípidas se comparadas com a versão verde do ano passado, mas a fonte redonda dá um toque de classe o suficiente para colocar nessa posição.

  1. Boston Celtics

Ao contrário do Jazz, que precisa encontrar um bom uniforme para usar, os Celtics tem uniformes perfeitos, e criar city editions para essa franquia é um desperdício. Um tanto básicos e sem inspiração, eles pelo menos não fazem feio, mas o ideal é usar os uniformes clássicos da franquia mesmo.

  1. Charlotte Hornets

Muito semelhante aos Celtics, com a diferença que o time das Carolinas possuem uniformes clássicos ainda mais bonitos que os atuais, o grande mérito desse uniforme é ser OK. A seleção das cores é estranha, mas eu particularmente sou fã do buzz city (não me pergunte o porquê).

  1. Orlando Magic

Outro da leva “já tem uniformes bonitos, para que ficar inventando?”, o city edition do time do Mickey é bonito e agradável até um certo momento. Após alguns minutos (quando você fica olhando diretamente para a tela do computador até que o uniforme fala com você, comportamento completamente normal e de bom tom), você percebe que na verdade ele é uma versão NBA do uniforme do Dallas Cowboys, o que o faz perder várias posições.

  1. Detroit Pistons

Em um primeiro momento não gostei desse modelo da Motor City. Outro uniforme preto (são 348 no total), meu desgosto está basicamente na disposição dos dizeres e o número. Mas após saber que a fonte faz referência aos clássicos time dos anos 80, os bad boys (conhecidos como os Raiders da NBA), minha opinião mudou e ele ganhou algumas posições.

Entre o mais ou menos e o meh

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
  1. Portland Trail Blazers

Portland, em suas versões ao longo dos anos, sempre esteve entre os melhores uniformes da liga. Os city edition foram desde verdadeiras preciosidades (2020) até horrores visuais (2021). O deste ano é no máximo OK. Muito parecido com o modelo de Detroit, mas sem o carisma dos Bad Boys.

  1. New Orleans Pelicans

Sim outro modelo preto… A princípio achei esse modelo do time da Louisiana bem fraquinho, mas após descobrir que ele fazia referência ao vodu, minha opinião melhorou. A verdade é que os modelos tradicionais dos Pelicans são bem fracos e todas as ousadias são bem vindas e essa não é de longe uma das piores

  1. Houston Rockets

Basicamente um modelo negativo do uniforme de Portland, o city edition do terceiro time do Texas (nessa lista, não em importância) só perdeu posição pois a frase H-Town é sem inspiração, mas o modelo em si é passável (e não é preto!)

  1. Memphis Grizzlies 

Outro modelo preto… Sério? Não tinha mais nenhuma cor para usar. O fato desse modelo insípido estar tão bem colocado só mostra o quanto essa leva é um desastre.

  1. Los Angeles Lakers

Não sou muito fã dos uniformes pretos (ou brancos) dos Lakers, mesmo que fiquem bacanas com as cores tradicionais do time. Essa versão é influenciada por um logo antigo da franquia, logo após sua mudança para Los Angeles, porém quase todas as city edition dos Lakers parecem desnecessárias se comparadas com os uniformes normais.

Nenhuma ousadia ou alegria

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
  1. Cleveland Cavaliers

Convenhamos, o uniforme do Cavaliers nunca foi grande coisa, mas nos últimos anos tem piorado e muito, inclusive as city editions. A desse ano é sem inspiração, como a paisagem urbana de Cleveland;

  1. New York Knicks

Essa edição nada mais é do que uma versão do uniforme do final dos anos 90, só que feita para ser vista com óculos 3D, ou seja, totalmente dispensável.

  1. Toronto Raptors

O time canadense já utilizou essa combinação de preto e dourado em outra edições da city edition, a diferença é que a desse ano foi composta sem qualquer tipo de inspiração, basicamente o uniforme normal, com as cores trocadas. Nem as listras, que fazem referência ao uniforme original da franquia (aquele feio que se torna bonito com o tempo) conseguem salvar.

  1. Golden State Warriors

Outro time que não precisa de mais um uniforme (os atuais estão entre os melhores da liga), o Meu Golden resolveu homenagear os bondes da cidade de São Francisco. O resultado é no máximo triste.

  1. Milwaukee Bucks

Esse não é necessariamente um uniforme ruim, mas ele deveria ser de outro time (como os Timberwolves), pois eu não entendo essa insistência em fazer uniformes azuis para os Bucks que já tem designs bem bacanas no seu repertórios (um dos poucos times que vestem bem o preto).

Meus olhos, meus olhos

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
  1. Oklahoma City Thunder

Essa é uma franquia que precisava de uma repaginada, já que os uniformes padrões são bem feinhos. Mas ao invés de aproveitar a oportunidade eles criaram uma camiseta com estampas monstras e combinação de cores bem estranha, trazendo de volta o que de pior havia nos anos 90 (pop-punk? nu-metal? Creed e similares?).

  1. Philadelphia 76ers

A franquia da Pensilvânia foi uma das que mais mudou de uniforme ao longo dos anos. De modelos bem bacanudos a outros bem meh, a verdade é que os sixers mais acertaram que erraram. Não foi esse ano, mais um uniforme preto e com uma fonte estranhíssima.

  1. Atlanta Hawks

Esse uniforme nem saiu e já tem um apelido, é o times new roman. Uma escolha lamentável para um franquia que já nos presenteou com um design muleque.

  1. Chicago Bulls

Assim como os Celtics, esse é outro time para o qual criar city editions é um desperdício. Ao contrário dos Celtics, esse design dos Bulls foi feito em menos de dois minutos. A falta de inspiração é impressionante (não vou nem comentar a cor).

  1. Brooklyn Nets

Um dos grandes problemas dos Nets é ficar em uma área gentrificada e cheia de artistas e todo mundo sabe que o artista precisa ser elogiado ou então ele fica doente. Mas aqui não vamos passar pano para essa classe, isso aqui é um atentado aos olhos (e ao bom gosto).

Quiet quitting, uma pequena explicação através de exemplos práticos

Ranking dos uniformes da NBA: city edition 23/24
  1. Los Angeles Clippers

Outra equipe que poderia se beneficiar de um novo uniforme. Poderia muito bem ousar, fazer algo completamente novo, mostrar ao mundo como se faz. Ao invés disso eles preferiram colocar uma bola de basquete no pingo do i, tal qual uma apresentação de powerpoint da quinta série.

  1. Miami Heat

O fato de o Heat ter nos presenteado com o melhor city edition até então só faz a nossa tristeza aumentar. O design é pútrido, mas o “heat culture” é que leva ele para as últimas posições.

  1. Washington Wizards

O fato é que toda essa seção deveria estar empatada. Na temporada passada os Wizards nos presentearam com o melhor uniforme cor-de-rosa da NBA, o cherry blossom, já nessa temporada eles vieram com esse troço que eu nem sei como explicar.

  1. Indiana Pacers

O @NBApaint é uma conta nas redes sociais que faz desenhos toscos e divertidos sobre NBA. Recentemente eles redesenharam todos os logos das franquias da liga e eles ficaram fantásticos. Esse uniforme dos Pacers também foi desenhado no paint, só que sem nenhum tipo de carisma.

  1. Denver Nuggets

Essa atrocidade cometida contra os atuais campeões é crime em 102 países e 12 territórios. Colocar a altitude de Denver no uniforme já é brega e sem noção, mas quando você faz a conta e descobre que os 5280 pés de altitude são na verdade apenas 1610 metros, o negócio fica ainda mais vergonhoso (a Cidade do México tem 2240 metros, os times da Bolívia nem vou comentar). Só uma liga norte-americana, sem noção do resto do mundo, iria acreditar que essa atitude representa alguma vantagem para o time da casa.

Para mais análises suuuuuuper embasadas sobre design e moda por alguém conhecida pelo seu garbo, estilo e elegância, acesse o restante do blog

Para receber as novidades do blog, assine nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos siga nas redes sociais
Compartilhe esse post

Acesse o projeto no padrim e nos ajude a continuar criando conteúdo de qualidade.

One Hit Wonders dos anos 80 para ferver no dancefloor
Música
Cesar Mateus

One Hit Wonders dos anos 80 para ferver no dancefloor

Algumas semanas atrás causei discórdia com algum dos membros deste blog ao elaborar uma lista, de caráter puramente científico, sobre os piores hinos do rock (isso que deixei vários cacarecos fora dela). A minha intenção original era, ao final dessa lista criar um contraponto, sugestões para tirar o azedo da

Leia mais »
Guia imparcial para quem você deve torcer na NFL
NFL
Cesar Mateus

Guia imparcial para quem você deve torcer na NFL

É muito difícil saber o motivo que levou uma pessoa, pelo menos aqui no Brasil, a escolher um time de futebol para torcer. São inúmeros os fatores que contribuem para essa escolha: influência de parentes e amigos, cores e escudos, jogadores, as inúmeras quinquilharias que ganhou quando tinha apenas um

Leia mais »
Os piores hinos do rock de todos os tempos
Música
Cesar Mateus

Os piores hinos do rock de todos os tempos

Não é sempre – na verdade é quase nunca – mas os algoritmos de redes sociais, a cada eclipse lunar, acertam nos conteúdos sugeridos. Quando fui apresentado por Maikel de Abreu para o canal do carismático Rick Beato, outros canais do gênero “teoria musical da música pop” começaram a pipocar

Leia mais »
Quarterbacks novatos da temporada 2023 da NFL
NFL
Cesar Mateus

Quarterbacks novatos da temporada 2023 da NFL

Diferente de outros esportes coletivos em que – por mais que existam craques, estrelas e fominhas – não existe uma posição necessariamente mais importante que as outras (ainda mais quando elas podem ser intercambiáveis no meio da partida, um zagueiro pode partir para o ataque e fazer um gol, um

Leia mais »
PJ Harvey - I Inside the Old Year Dying
Música
Cesar Mateus

PJ Harvey – I Inside the Old Year Dying

Como já afirmei diversas vezes neste sítio da rede mundial de computadores, “Let England Shake’ foi (junto com o já citado “Have one on me” da Joanna Newsom) o disco que mais ouvi nos últimos anos. PJ Harvey ,junto com o Radiohead, (e as retrospectivas de aplicativos de streaming não

Leia mais »